Mesmo sem contar com os festivais, este ano foi o ANO. Senhoras e senhores, o melhor e o pior, em categorias pré-definidas pela minha pessoa.
.Melhor desculpa de cancelamento:
Epica. "The evil sea witch stole my voice". Baril mesmo. Vou usar essa na terça, quando me reobrigarem a trabalhar num feriado. Ah eu queria, mas tá a ver, a bruxa do mar roubou a minha voz. Malvada.
.Melhor público:
Ora há que fazer distinções. Porque houve diferentes salas, diferentes tipos de música, diferentes idades até... Curiosamente o grande candidato será o de Rammstein. Assaz civilizado, pediam desculpa quando aterravam em cima de pessoas alheias, fêmeas, machos, até idosos motards lá havia. O de Au revoir Simone também foi decente, mas estavamos todos sentadinhos, não teve muita piada. E o de Killers e afins também se portou mais ou menos.
.Pior público:
Ora estou indecisa entre o de Depeche Mode, que era maioritariamente malta de 40 para cima, e que se portou como se os tivessem soltado. Livra, nem morta me meto noutro assim. Era empurrar com os pés os copos vazios de imperial e arregaçar as calças para não se ensoparem de cerveja (em Rammstein não houve nada disso, nem em Muse). E os empurrões à saída? Credo.
Há também o de Franz Ferdinand, que não foi todo. Só um grupinho de skinheads que achou por bem pegar fogo ao público. Como eu os compreendo.
Os de Muse também foram maus e feios. Meteu Cruz Vermelha e seguranças. Eu deixei de respirar por breves instantes (que pena, pensam vocês). E depois o assalto ao continente.Lindo.
.Pior controlo de entrada
Campo pequeno. Então no PA não nos deixam entrar com garrafas, com tampas, com guarda chuvas...E lá, hum, não, não nos apetece revistar. Foi a entrada mais rápida, sim. Mas depois skinheads acendem um very light numa plateia lotada, e aquilo pega fogo e corre mal. Expliquem-me lá onde tinham a cabeça, vá. Que não revistem para Diana Krall, vá. Agora Franz Ferdinand? Jeez.
Também posso mencionar o polícia antipático de Rammstein, e o polícia dah de Muse. Não me perguntem como, mas perante um contentor cheio de guarda chuvas, consegui dissimular o meu dentro da minha mala. O sr revistou tudo, menos aquela bolsa. Só apalpou. E ainda me deixou entrar com um frasco de álcool e um isqueiro. Baril.
.Pior/melhor saída
O PA é horrível para sair. Horrível mesmo. Os melhores são o Campo Pequeno e a Aula Magna. Que saudades do Coliseu.
.Melhor relação com o público
Au Revoir Simone. Foram simpáticas, conversaram, deixaram invadir o palco e tocar com elas, deixaram ir aos bastidores, e foram para a porta depois despedirem-se do pessoal. Ninguém diria que são mundialmente conhecidas e que já editaram 4 álbuns.
The Killers também foram fofinhos e simpáticos. Até fizeram um bis forçado da Spaceman.
.Melhor espectáculo
Rammstein. Luzes na boca, fogo, espuma, papéis plo ar, foguetes, etc. Muse também foi bom. E Depeche mode foi bom visualmente.
.Melhor banda de abertura
Combichrist para Rammstein. Pior, iria dizer João Coração para Au Revoir Simone (ou quiçá Brande Carlile a cantar Haleluia do Leonard no SBSR), mas isso foi antes de ter presenciado os the phenomenal hand clap band. EU ADORMECI NO CONCERTO. Ah, e também não ajudou o facto de serem a SEGUNDA banda de abertura. Jeez, uma só chega e já é secante.
.Concerto mais flop
DecheMode. O senhor Dave já tinha cancelado muitos este ano, nota-se que tava cansado porque não aguentou o concerto inteiro. Muitas vezes teve que ser substituído. Mas foi um bom concerto.
.Melhor concerto
Ora pois. Há os Muse, que são os Muse e só por isso mereciam o título. Mas também houve os the Killers e os Franz Ferdinand. E este lugar é assim partilhado. É bom haver várias coisas boas, não é?
.Melhor amostra de concerto
E quem concorre são o David Fonseca e os Marlyn Mason. E como nuns foi o sound check e noutro o concerto de apresentação do álbum, vota-se no primeiro.
.Pior pós concerto
Muse. Nunca irei esquecer a invasão ao continente, zona das águas. Cinco seguranças lá. Parecia o ensaio sobre a cegueira. O 1984. O apocalipse. Lindo.
.Melhor mosh
Muse.Opah, não me lembro a música. Hysteria? Super massive black hole? Plug in? Olha não sei. Foram tantas as moshes mas só uma boa. Rammstein foi fraquito comparado com Muse. E Franz também teve umas fixes, mas enfim, não participei.
Posto isto, roam-se de inveja pequenos seres. O próximo será Artic Monkeys e tenciono morrer esmagada nas grades, porque tenho fan pack e posso entrar 20m (que fartura) antes dos outros deliquentes.